• Home / Notícias / Rio tem recorde de turistas marítimos no carnaval

Rio tem recorde de turistas marítimos no carnaval

 

Mais um recorde para o Rio de Janeiro. O Terminal de Cruzeiros da Píer Mauá, no Porto do Rio, vai registrar a maior movimentação da sua história durante a semana de Carnaval. Até o próximo domingo (26/2), 37 transatlânticos terão passado pela cidade, trazendo 86 mil turistas para participar da Festa de Momo. Juntos, os foliões vão injetar na economia do Rio cerca de US$ 25,8 milhões.

De sábado até esta terça-feira (21/02), data oficial do Carnaval, 22 navios devem atracar no porto. Na quinta-feira, outro transatlântico chega à cidade e, sexta-feira, mais dois. No sábado, quando haverá o Desfile das Campeãs, seis embarcações chegarão ao Rio. No domingo, mais seis navios atracam no terminal, encerrando a “folia marítima”.

Outro recorde é o tempo de permanência na cidade que passou de dois para quatro dias no caso de navios de longo curso. Os cruzeiros nacionais também acompanham essa tendência. Segundo o diretor de Operações, Américo Rocha, a Píer Mauá se estruturou para receber os passageiros. A preocupação foi garantir a ordem e a segurança no entorno do terminal.

– Nossa intenção é evitar que os turistas tenham problemas de qualquer natureza, mesmo em setores onde não temos autonomia para agir, como a fiscalização de taxistas que descumprem as determinações da lei municipal – afirmou Rocha.

E a temporada de turistas marítimos já começou no ritmo do Carnaval. Uma parte da bateria da Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis, a campeã do ano passado, com a passista Carla Cachoeira à frente, recepcionou os visitantes no terminal de desembarque. O mineiro de Poços de Caldas, Marcos Paulo Sena de Freitas, 22 anos, embarcou em Santos, no litoral paulista, para passar o Carnaval no Rio e na Região dos Lagos. Ele caiu no samba logo que desceu do navio.

– É bom demais! Não tem Carnaval melhor que o do Rio de Janeiro – vibrou.

Veio folião até da Ucrânia para curtir a folia carioca, como foi o caso do médico Yakov, que visita a cidade pela primeira vez.

– Esta é a melhor viagem da minha vida. Não podia ter outro destino possível em fevereiro que não fosse vir conhecer o Carnaval do Rio de Janeiro – afirmou o cirurgião.

O casal Jorge Parada e Ana Maria Salgado viajou menos. Os dois e mais o filho Ignacio embarcaram em Valparaíso, no Chile, para um cruzeiro marítimo de 14 dias até o Rio, onde aproveitarão a festa carioca durante quatro dias, inclusive assistindo aos desfiles das escolas de samba no Sambódromo pela primeira vez.

– Antes via os desfiles pela televisão lá no Chile, mas no Sambódromo é bem diferente. É muito mais emocionante – espera o turista.

E não foi só a capital fluminense que comemorou números positivos de turismo durante os dias de folia. Cidades do interior como Cabo Frio e Rio das Ostras, na Região dos Lagos; Paraty e Angra dos Reis, na Costa Verde; Petrópolis e Nova Friburgo, na Serra Verde Imperial, são as mais procuradas pelos visitantes, segundo dados da Secretaria de Turismo.

- Estamos trabalhando intensamente a divulgação dos 92 destinos turísticos fluminenses, para que em breve o Rio de Janeiro seja conhecido como o estado das “cidades maravilhosas”, uma vez que é cercado, a poucos quilômetros de distância, por algumas das mais sedutoras cidades do Brasil, localizadas na serra e no litoral do estado – disse o secretário Ronald Ázaro.

Fonte: Ascom Palácio – Priscilla Souza e Guedes de Freitas